Dinâmica da Pobreza nas Áreas Metropolitanas Brasileiras: Uma Análise Segundo a Categorização de Hulme e Shepherd (2002 a 2012)

Type Working Paper
Title Dinâmica da Pobreza nas Áreas Metropolitanas Brasileiras: Uma Análise Segundo a Categorização de Hulme e Shepherd (2002 a 2012)
Author(s)
Publication (Day/Month/Year) 2012
URL http://www.anpec.org.br/encontro/2014/submissao/files_I/i12-7b05ce7195f7da2ec79e586cde798c1a.docx
Abstract
Com o desenvolvimento de estudos cada vez mais sofisticados em termos da abordagem metodológica e da abrangência do conceito de pobreza, pesquisadores chegaram a um consenso sobre a característica dinâmica do fenômeno, ou seja, a existência de um movimento de saída e entrada de indivíduos e famílias na situação de privação. Nesse contexto, Hulme e Shepherd (2003) definem cinco grupos de acordo com a localização do indicador pontual e do indicador médio de pobreza em relação à linha de pobreza. O objetivo do presente trabalho é adaptar tal tipologia para o Brasil, por meio da utilização dos microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), para o período de 2002 a 2012 e as seis regiões metropolitanas cobertas pela PME. A categorização permite observar que, apesar da queda generalizada da porcentagem de famílias em todas as categorias de pobreza na última década, as famílias sempre ou usualmente pobres apresentam características demográficas, socioeconômicas e de acesso e inserção no mercado de trabalho distintas das famílias com pobreza transitória ou classificadas como nunca pobres. Além disso, as regiões metropolitanas do Nordeste (Salvador e Recife) apresentam porcentagens mais altas de pobres crônicos e transitórios. Os resultados indicam a necessidade de diferenciação das famílias pobres, de acordo com o movimento de entrada e saída da pobreza, ou seja, que a dinâmica da pobreza seja considerada no desenho de políticas públicas.

Related studies

»
»
»
»
»
»
»
»
»
»