Obesidade entre os Pobres no Brasil: A Vulnerabilidade Feminina (Obesity among the Poor In Brazil: Female Vulnerability)

Type Journal Article - Ciência & Saúde Coletiva
Title Obesidade entre os Pobres no Brasil: A Vulnerabilidade Feminina (Obesity among the Poor In Brazil: Female Vulnerability)
Author(s)
Volume 16
Issue 4
Publication (Day/Month/Year) 2011
Page numbers 2279-2287
URL http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232011000400027&script=sci_arttext
Abstract
No Brasil, o incremento da obesidade em mulheres inseridas nos menores percentis de renda tem sido destacado como tema prioritário para o campo da Saúde Pública na atualidade. A preocupação com as repercussões futuras da obesidade nos grupos menos favorecidos impõe o aprofundamento teórico e o delineamento de políticas públicas de prevenção e controle da enfermidade nesses segmentos. Nessa perspectiva, este trabalho se propõe a discutir algumas categorias analíticas presentes no fenômeno da obesidade entre a população pobre feminina no Brasil. Fatores biológicos, socioeconômicos e culturais parecem interagir na dinâmica da obesidade feminina no contexto da pobreza, revelando a complexidade dessa problemática. Políticas públicas de geração de emprego, inclusão social e igualdade no mercado de trabalho entre os gêneros nos parecem caminhos mais promissores para o enfrentamento da obesidade entre mulheres pobres no país.

Related studies

»