Cobertura de Linhas Telefônicas Residenciais e Vícios Potenciais em Estudos Epidemiológicos

Type Journal Article - Rev Saude Publica
Title Cobertura de Linhas Telefônicas Residenciais e Vícios Potenciais em Estudos Epidemiológicos
Author(s)
Volume 43
Issue 3
Publication (Day/Month/Year) 2009
Page numbers 421-6
URL http://www.scielo.br/pdf/rsp/v43n3/180.pdf
Abstract
OBJETIVO: Estimar o efeito da taxa de cobertura de linhas telefônicas residenciais em potenciais vícios de informação em inquéritos epidemiológicos.

MÉTODOS: Foram utilizadas as bases de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios no período de 1998 a 2003 para a estimativa das taxas de cobertura de linhas telefônicas residenciais nas cinco regiões geográfi cas brasileiras. Utilizou-se a regressão logística múltipla para identifi car os fatores associados à posse de linha telefônica fi xa. O impacto do vício nos intervalos com 95% de confi ança foi avaliado em função da precisão alcançada em cada situação.

RESULTADOS: Nas regiões metropolitanas Sudeste, Sul e Centro-Oeste com 70% e mais de cobertura, os vícios associados foram considerados desprezíveis. Nas demais regiões, os vícios relativos estavam acima do limite aceitável (0,4), indicando possíveis erros nas inferências construídas sob intervalo com 95% de confi ança. A chance de acesso à linha telefônica residencial foi maior para população com cor da pele branca e maior escolaridade.

CONCLUSÕES: Os achados mostram que o uso de cadastro de linhas telefônicas residenciais é indicado para a realização de inquéritos epidemiológicos apenas para estados com cobertura acima de 70%. Metodologias específi cas para o tratamento de estimativas obtidas em localidades com taxas inferiores, precisam ser estudadas e divulgadas.

Related studies

»