O financiamento do crescimento das PME de Cabo Verde, Ilha de Santiago-Praia

Type Thesis or Dissertation - Mestre em Economia
Title O financiamento do crescimento das PME de Cabo Verde, Ilha de Santiago-Praia
Author(s)
Publication (Day/Month/Year) 2012
URL http://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2922/1/Dissertação.pdf
Abstract
Esta dissertação tem como objectivo principal analisar o efeito do financiamento utilizado na criação das PME de Cabo Verde, ilha de Santiago Praia no seu crescimento, verificando o resultado do financiamento interno e/ou externo neste mesmo crescimento.
A Revisão da Literatura baseou-se nas Teoria Financeiras que determinam as fontes de financiamento a ser utilizados pelas Empresas de forma a obter uma estrutura óptima de capital. Seguiram-se o estudo do Financiamento como factor determinante do Crescimento das PME, resultados esperados, constrangimentos e barreiras na obtenção de financiamento.
O estudo empírico foi feito com base na realização de questionários a 25 PME da cidade da Praia, ilha de Santiago, e análise estatística dos resultados obtidos. Como factores determinantes do crescimento das PME foram consideradas as variáveis Financiamento Interno e Financiamento Externo, outras variáveis secundárias Dimensão e Idade da PME, e as características do Empresário. O crescimento das PME é medido através da variação das Vendas e do Número de Trabalhadores na empresa nos últimos 5 anos.
Os resultados obtidos concluíram que o tipo de Financiamento utilizado na criação da PME influência o seu Crescimento, verificando-se uma relação negativa entre o Crescimento e o Financiamento Externo, e um crescimento mais acentuado das PME que utilizaram o Financiamento Interno e Externo em simultâneo.
Não se verificou um resultado conclusivo relativamente ao efeito da Dimensão no Crescimento da PME, e a idade não demonstrou estar directamente ligado ao Crescimento da PME.

Related studies

»