População Rural na Região do Alto Jacuí/RS: Análise Sob a Perspectiva do Desenvolvimento Agrícola (Rural Population in the Region of High Jacuí/RS: Analysis under the Agricultural Development Perspective)

Type Journal Article - Campo-Território: Revista de Geografia Agrária
Title População Rural na Região do Alto Jacuí/RS: Análise Sob a Perspectiva do Desenvolvimento Agrícola (Rural Population in the Region of High Jacuí/RS: Analysis under the Agricultural Development Perspective)
Author(s)
Volume 7
Issue 14
Publication (Day/Month/Year) 2012
Page numbers 1-35
URL http://www.seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/viewFile/14238/11193
Abstract
No intuito de estudar a temática da diminuição da população rural, objetivou-se nesta pesquisa analisar os fatores identificados com o modelo de desenvolvimento agrícola da região do Alto Jacuí/RS relacionados com a diminuição da população rural. O campo empírico do estudo foram os 14 municípios da região do Alto Jacuí, através do recorte espacial metodológico do COREDE Alto Jacuí. Através de amostragem por acessibilidade, foram realizadas 171 (cento e setenta e uma) entrevistas, abrangendo produtores que venderam ou arrendaram suas terras e migraram para a cidade, compradores ou arrendatários e Segmentos Rurais. A análise dos dados qualitativos foi realizada pelo método de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que esta região tem alcançado expressivo desenvolvimento agrícola e consequente desenvolvimento de outros setores econômicos. Por outro lado, este modelo não tem conseguido desenvolver o meio rural, pois não depende fundamentalmente da população rural para sua consolidação. A inviabilidade de pequenos produtores e consequente busca por melhores condições de vida no meio urbano, o investimento em aquisição de novas áreas devido à necessidade de economia de escala, a saída de jovens e de idosos aposentados para a cidade do seu município, parece transparecer um processo natural neste modelo de desenvolvimento, tendo como fio condutor o elevado preço da terra.

Related studies

»