Considerações a Respeito da Vida de Mulheres Trabalhadoras de Mais Idade das Camadas Populares (Considerations about the Life of Older Women Workers of the Popular Strata)

Type Journal Article - Revista Kairós Gerontologia
Title Considerações a Respeito da Vida de Mulheres Trabalhadoras de Mais Idade das Camadas Populares (Considerations about the Life of Older Women Workers of the Popular Strata)
Author(s)
Volume 16
Issue 2
Publication (Day/Month/Year) 2013
Page numbers 179-194
URL http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/viewFile/18532/13719
Abstract
Este estudo propõe discutir a maior visibilidade das mulheres que têm mais de 60 anos nas últimas décadas, focalizando as condições de vida desse contingente feminino das camadas populares. Nesta análise, focalizam-se as novas frentes de inserção delas na sociedade, a iniquidade de acesso à escolarização e as dificuldades encontradas no trabalho e de ter melhores rendimentos. Identifica que, devido à desigualdade social, há a prevalência dessas mulheres no trabalho doméstico remunerado e de outros de natureza informal; o que dificulta que possam ter seus direitos trabalhistas garantidos, assim como as dificuldades encontradas pelas mais pobres, no que tange a relações mais igualitárias. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, do tipo bibliográfico exploratório.

Related studies

»