Avaliação da Personalidade por Redes Sociais Online: Uso do Facebook na Área (Personality Assessment by Online Social Network: The Facebook Use in the Field)

Type Journal Article - Revista Sul Americana de Psicologia
Title Avaliação da Personalidade por Redes Sociais Online: Uso do Facebook na Área (Personality Assessment by Online Social Network: The Facebook Use in the Field)
Author(s)
Volume 2
Issue 1
Publication (Day/Month/Year) 2014
URL http://revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/download/30/43
Abstract
Este estudo teve por objetivo fazer um levantamento bibliográfico em base de dados nacional, de modo a verificar pesquisas, publicadas em periódicos científicos, na área da avaliação da personalidade integradas a Redes Sociais Online, especificamente o Facebook. Por meio dos descritores “facebook” e “personalidade”, e também no idioma inglês, foram encontrados 25 resultados de pesquisa que tiveram os títulos e os resumos lidos, sendo que 10 foram lidos na íntegra por atingirem os critérios de seleção prévios, ou seja, caracterizar-se como um estudo envolvendo avaliação da personalidade no contexto do Facebook. Na seleção final oito publicações compuseram este estudo. Destes, 50% foram materiais produzidos em 2013 e 62,5% pertencem a um único periódico. Parte dos trabalhos verificados teve como base o modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) e a dimensão mais explorada foi a extroversão, seguida pela conscienciosidade. De acordo com os dados encontrados, observa-se que o facebook configura-se como um espaço de relevância para pesquisas na área de avaliação da personalidade.

Related studies

»