Juventude, Trabalho e Desenvolvimento: Elementos para Uma Agenda de Investigação (Youth, Work and Development: Elements for an Investigation Agenda)

Type Journal Article - Caderno CRH
Title Juventude, Trabalho e Desenvolvimento: Elementos para Uma Agenda de Investigação (Youth, Work and Development: Elements for an Investigation Agenda)
Author(s)
Volume 26
Issue 68
Publication (Day/Month/Year) 2013
Page numbers 293-314
URL http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-49792013000200006&script=sci_arttext
Abstract
A crise econômica pós-2008, acompanhada de grandes protestos sociais em toda parte, acendeu a luz vermelha nos países mais ricos quanto às oportunidades de trabalho e estudo dos jovens. Aumentou muito a proporção daqueles que não estudam nem trabalham, em especial na Espanha e na Grécia, mas o fenômeno é disseminado nos países mais ricos. O artigo mostra que, no Brasil, a condição "nem nem" é estrutural, e propõe um modelo analítico de explicação das transformações ocorridas entre 2000 e 2010. Sugere que as mudanças estruturais por que passou o país e as políticas públicas de redução de barreiras ao acesso à escola e ao mercado de trabalho reduziram o impacto das desigualdades regionais e aumentaram o peso da pobreza na explicação da condição "nem nem" dos jovens.

Related studies

»