Prevalência de Parasitoses em Crianças de 12 a 16 Meses Atendidas em Unidades de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Type Journal Article - Revista de Ciências Medicas
Title Prevalência de Parasitoses em Crianças de 12 a 16 Meses Atendidas em Unidades de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Author(s)
Volume 21
Issue 1/6
Publication (Day/Month/Year) 2012
URL http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/cienciasmedicas/article/viewFile/1873/1714
Abstract
Objetivo: Neste estudo, objetivou-se investigar a prevalência de infecções parasitárias entre crianças de 12 a 16 meses atendidas em Unidades de Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Métodos: O estudo consistiu na análise de dados socioambientais e inquérito parasitológico de crianças que participaram de um ensaio de campo randomizado por conglomerados.

Resultados: A renda familiar total mensal encontrada era menor que três salários-mínimos em 79,0% dos casos. Um total de 43,7% das mães e 47,5% dos pais relatou tempo de estudo menor que 8 anos. Em 4,4% dos domicílios não havia serviço de esgoto e em 5,5% o banheiro era localizado na área externa. Apesar da baixa condição socioeconômica encontrada na população do estudo, a prevalência de parasitose foi de 6,8% do total da amostra.

Conclusão: Os resultados per-mitem concluir que as crianças na faixa etária estudada não constituem grupo de risco para infestação parasitária.

Related studies

»