O programa operador econômico autorizado (OEA) no comercio internacional: Uma análise qualitativa a partir de sua implementação.

Type Journal Article
Title O programa operador econômico autorizado (OEA) no comercio internacional: Uma análise qualitativa a partir de sua implementação.
Author(s)
Publication (Day/Month/Year) 2014
URL http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/529.pdf
Abstract
O presente trabalho aborda o programa de Operador Econômico Autorizado (OEA), sendo também conhecido pela sigla original em inglês AEO, AuthorizedEconomicOperator. A partir de um detalhamento das características e requisitos do OEA, este artigo tem o objetivo de analisar o desempenho da implementação do OEA, em países selecionados, após o ano de introdução do mesmo, em termos de corrente de comércio, atração de investimento externo direto (IED) e posição competitiva em rankings internacionais produzidos pelo Banco Mundial. Com base em indicadores de competitividade, comércio exterior e logística, foi realizada uma análise que buscou interpretar se houve crescimento econômico impulsionado pela maior segurança e agilidade da cadeia de suprimentos. Não há estudos semelhantes
publicados. Foi possível perceber a melhora significativa de países selecionados, em termos de posição em rankings produzidos pelo Banco Mundial, após a implementação do programa OEA, em termos de desempenho de procedimentos relacionados ao comércio internacional e à logística internacional. No entanto, em termos de corrente de comércio e atração de investimento direto estrangeiro, não foi possível fazer uma correlação direta com a implementação do programa OEA.

Related studies

»