Prevalência e Fatores Associados à Inatividade Física Geral e no Lazer em Idosos Residentes em Áreas Rurais (Prevalence and Factors Associated with General and Leisure-Time Physical Inactivity in Elderly Residents in Rural Areas)

Type Journal Article - Arquivos de Ciências do Esporte
Title Prevalência e Fatores Associados à Inatividade Física Geral e no Lazer em Idosos Residentes em Áreas Rurais (Prevalence and Factors Associated with General and Leisure-Time Physical Inactivity in Elderly Residents in Rural Areas)
Author(s)
Volume 1
Issue 2
Publication (Day/Month/Year) 2014
URL http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/viewFile/400/773
Abstract
A atividade física e o lazer ativo são fatores determinantes para prevenção, controle e tratamento de determinadas doenças, que se acentuam com o envelhecimento. Objetivo: analisar a prevalência de inatividade física, inatividade física no lazer e os fatores associados entre idosos residentes na zona rural. Métodos: Estudo de corte transversal com idosos cadastrados na Unidade de Saúde da Família (USF), do distrito de Itajurú, Jequié, Bahia, Brasil. A população do estudo foi constituída por 103 idosos, sendo 57,9% do sexo feminino e 42,1% do sexo masculino. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo Informações Sociodemográficas, Estado de Saúde e Avaliação do Nível de Atividade Física Habitual – IPAQ. Para análise dos dados, utilizaram-se procedimentos da estatística descritiva, teste de qui-quadrado, análise multivariada (regressão logística) utilizando intervalo de confiança de 95% e p = 0,05. Resultados: A prevalência de inatividade física geral foi de 21,1%, e 72,6% quando avaliado apenas no tempo livre. Apenas a faixa etária manteve associação estatisticamente significante com a inatividade física após a análise multivariada. Conclusão: Recomenda-se a implementação de políticas de promoção da atividade física, e a construção de equipamentos de lazer, no intuito de favorecer a adoção de estilo de vida ativo entre os idosos, dedicando atenção especial aos idosos longevos (80 anos ou mais).

Related studies

»