Novos Nexos entre os Circuitos da Economia Urbana nas Metrópoles Brasileiras (New Links between the Circuits of the Urban Economy in the Brazilian Metropolises)

Type Journal Article - Revista da ANPEGE
Title Novos Nexos entre os Circuitos da Economia Urbana nas Metrópoles Brasileiras (New Links between the Circuits of the Urban Economy in the Brazilian Metropolises)
Author(s)
Volume 9
Issue 11
Publication (Day/Month/Year) 2013
Page numbers 27-41
URL http://anpege.org.br/revista/ojs-2.2.2/index.php/anpege08/article/download/303/RA11txt03
Abstract
No período atual, a divisão territorial do trabalho hegemônica se pauta sobre conteúdos intensivos em técnica, informação e finanças, ou seja, sobre as variáveis determinantes da globalização. Essas mesmas variáveis têm se tornado, contudo, progressivamente dominantes, na medida em que atingem e remodelam as demais divisões territoriais do trabalho: os circuitos inferior e superior marginal. Enquanto divisões do trabalho concorrentes e complementares, as atividades urbanas, exercidas por grupos com variados graus de tecnologia, capital e organização, podem ser vistas como um “circuito superior”, com sua respectiva porção marginal, e um “circuito inferior”. Quando estes conteúdos são altos, trata-se do circuito superior; quando são baixos, trata-se do circuito inferior. Nos dias de hoje, há uma expansão substancial do circuito inferior nas maiores cidades brasileiras. No entanto, para além desta expansão quantitativa, verifica-se também uma intensa renovação de suas dinâmicas e de suas relações com o circuito superior, haja vista a crescente difusão e assimilação das possibilidades da época atual entre os atores não hegemônicos.

Related studies

»