O Conhecimento Sobre o Câncer de Mama e a Mamografia das Mulheres Idosas Frequentadoras de Centros de Convivência em São Paulo (SP, Brasil)

Type Journal Article - Ciência & Saúde Coletiva
Title O Conhecimento Sobre o Câncer de Mama e a Mamografia das Mulheres Idosas Frequentadoras de Centros de Convivência em São Paulo (SP, Brasil)
Author(s)
Volume 16
Issue 5
Publication (Day/Month/Year) 2011
Page numbers 2533-2540
URL http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-81232011000500023&script=sci_arttext
Abstract
A detecção precoce do câncer de mama em estágio inicial por meio da mamografia é das maneiras efetivas de se reduzirem as taxas de morbidade e mortalidade. Os objetivos deste artigo foram verificar o conhecimento que as mulheres idosas têm sobre o câncer de mama e mamografia; identificar se elas fazem esse exame e apontar os motivos que as levam ou não a realizarem esse exame. Trata-se de estudo exploratório de corte transversal, com 98 mulheres de três Centros de Convivência da Terceira Idade em São Paulo. Sobre o conhecimento da mamografia como exame usado na detecção precoce do câncer de mama, 55% das mulheres responderam que conheciam. A grande maioria (77,6%) costumava fazer esse exame, e 22,4% nunca o fizeram. Os motivos mais apontados para se submeter à mamografia foram: preocupação com a saúde (53,8%) erecomendação médica (38,5%). Os motivos para não fazer o exame foram: não ter recomendação médica (50%), nunca terá a doença (23,0%), não teve sintomas (19,2%) e medo (7,7%). Este estudo mostrou que o assunto "câncer de mama" é bem conhecido pelas mulheres, porém a mamografia ainda precisa ser esclarecida quanto aos seus objetivos e recomendações. O fato de termos mulheres idosas que nunca realizaram oexame aponta a necessidade contínua de realizarmos ações educativas sobre o câncer de mama e seus exames de detecção precoce.

Related studies

»