Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação Pelas Bibliotecas Públicas do Vale do Paranhana (Rio Grande do Sul)

Type Thesis or Dissertation - Monografia
Title Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação Pelas Bibliotecas Públicas do Vale do Paranhana (Rio Grande do Sul)
Author(s)
Publication (Day/Month/Year) 2006
URL http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000005/00000547.pdf
Abstract
Verifica a realidade das bibliotecas públicas do Vale do Paranhana, formado pelos municípios de Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Rolante e Riozinho no estado do Rio Grande do Sul, visando caracterizar os serviços oferecidos, identificar existência de tecnologias de informação e comunicação e a adequação do setor com a realidade da comunidade em que se insere. O objetivo principal foi investigar a utilização de tecnologias e a disseminação de informações à comunidade. Faz um breve relato da história das bibliotecas públicas no Brasil, identificando suas principais funções e características. Conceitua “redes sociais” e sua importância no desenvolvimento da cidadania e explora o uso de tecnologias de informação e comunicação na melhoria dos serviços oferecidos à comunidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos demonstraram que as bibliotecas públicas priorizam o apoio à educação formal, deixando suas outras funções sem a atenção devida, pelo desconhecimento das mesmas e pela ausência do profissional bibliotecário. O uso das tecnologias também não foi identificado como instrumento de disseminação de informação, sendo valorizado apenas no processamento técnico do acervo.

Related studies

»