Capacidade Funcional, Condições Socioeconômicas e de Saúde de Idosos Atendidos por Equipes de Saúde da Família de Goiânia (GO, Brasil)

Type Journal Article - Ciência & Saúde Coletive
Title Capacidade Funcional, Condições Socioeconômicas e de Saúde de Idosos Atendidos por Equipes de Saúde da Família de Goiânia (GO, Brasil)
Author(s)
Volume 15
Issue 6
Publication (Day/Month/Year) 2010
Page numbers 2887-2898
URL http://www.scielo.br/pdf/csc/v15n6/a26v15n6.pdf
Abstract
O envelhecimento populacional é um desafio para os profissionais de saúde. Este estudo objetivou avaliar a capacidade funcional e identificar os fatores associados à dependência para as atividades de vida diária (AVD) e instrumentais de vida diária (AIVD) e descrever o perfil socioeconômico, demográfico e de saúde de idosos. Trata-se de pesquisa transversal realizada com idosos atendidos pelas equipes de Saúde da Família do Distrito Sanitário Leste de Goiânia (GO). Aplicou-se questionário para obtenção de dados socioeconômicos e demográficos, fatores relacionados à saúde e escalas de avaliação funcional. Para aná- lise, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, considerando o nível de significância de 5%. A amostra foi composta por 388 idosos, sendo 57,5% entre 60 e 69 anos, 58,5% do sexo feminino, 39,7% analfabetos, 77,3% com renda < 2 salários mínimos; 70,9% referiram doenças crônicas. Verificou-se que 34,8% necessitavam de ajuda em uma ou mais AVD e 60,6% nas AIVD. Os fatores mais frequentemente associados a essa dependência em ambas as atividades foram: equilíbrio e mobilidade prejudicados, depressão, déficit cognitivo e idade > 80 anos. Esses resultados denotam que os idosos estão vivenciando envelhecimento caracterizado por comorbidades e dependência para realizar as atividades diárias.

Related studies

»